Capítulo 4
RHEMA
A palavra falada tem criatividade poderosa
e seu uso adequado é vital para a vida cristã vitoriosa. Esta palavra falada,
contudo, deve ter uma base correta a fim de ser eficaz. O princípio da
descoberta da base correta para a palavra falada é uma das porções mais
importantes da verdade de Deus. É com referência a esse tópico que quero
conversar com vocês agora.
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Certo dia trouxeram a meu escritório uma
senhora deitada numa maça. Era paralítica do pescoço para baixo e não conseguia
mover nem mesmo um dedo. Enquanto a introduziam em meu escritório, comecei a
ter uma sensação estranha. Era como se meu coração estivesse perturbado. Assim
como houve um sentimento de expectativa junto ao poço de Betesda, assim também
eu sabia que algo ia acontecer.
Acerquei-me de sua maça e ao olhar para
seus olhos vi que ela já tinha a fé para ser curada: não uma fé morta, mas uma
fé viva. Toquei-lhe a testa e disse:
— Irmã, no nome de Jesus Cristo, seja
curada.
Instantaneamente o poder de Deus se
manifestou e ela foi curada. Levantou-se da maça, emocionada, assustada,
eletrizada.
Alguns dias mais tarde veio à minha casa
para trazer-me alguns presentes. Ao entrar em meu escritório perguntou:
—
Será que eu podia fechar a porta?
— Sim — respondi — feche a porta.
Então ela se ajoelhou perante mim, ainda
espantada de sua cura e disse;
—
Senhor, por favor, revela-te a mim. És tu o segundo Jesus encarnado?
Sorri:
— Querida irmã, você sabe que tomo três
refeições por dia, vou ao banheiro e durmo todas as noites. Sou tão humano
quanto você. E a única maneira pela qual sou salvo é por intermédio de Jesus
Cristo.
Esta senhora tinha recebido uma cura tão
miraculosa que a notícia se espalhou rapidamente. Logo depois uma senhora rica
veio à minha igreja, também trazida em uma maça. linha sido cristã por muito
tempo e servido como diaconisa de sua igreja. Ela tinha decorado passagens e
mais passagens acerca da cura divina: "eu sou o SENHOR que te sara"
(Êxodo 1526!; pelas suas pisaduras fomos sarados" (Isaías 53:5); "Ele
mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças"
(Mateus 8:17); "E estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: ... se
impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados" (Marcos 16:17,
18).
De modo que orei por ela com todo o meu
poder mas nada aconteceu. Então gritei, repetindo as mesmas orações paia a
cura. Usei a Palavra de Deus, até mesmo pulei, mas nada aconteceu. Disse-lhe
que se levantasse pela fé. Muitas vezes ela se levantava, mas no instante em
que a soltava ela caía como um pedaço de madeira morta. Então eu dizia:
— Tenha mais fé e levante-se.
Ela se levantava de novo e de novo caía.
Então me dizia ela que tinha toda a fé que há no mundo, mas sua fé não
funcionava.
Fiquei muito deprimido e logo ela começou
a chorar. Dizia:
__ Pastor, o senhor tem preconceitos contra mim. O senhor
amava tanto a outra mulher que a curou. Mas o senhor realmente não me ama. De modo que ainda
estou doente, ü senhor tem preconceitos.
—
Irmã — respondi —, fiz tudo. Você mesma viu. Orei- clamei, pulei e
gritei. Fiz tudo que um pregador pentecostal pode fazer, mas nada aconteceu e
não posso compreender o motivo.
Em minha igreja, este problema
inquietante de uma pessoa ser curada enquanto outra permanece enferma não
ficou limitado a esta ocasião. Evangelistas de fama mundial têm vindo à minha
igreja e entusiasticamente dizem:
— Todos vão ser curados! Todos:
Pregam a palavra de fé e muitos são
curados.
Depois estes evangelistas se vão, levando
toda a glória, e eu fico com a incumbência de tratar dos doentes que não foram
curados. Estes vêm a mim, desanimados abatidos e desesperados queixando-se:
— Não
fomos curados. Deus desistiu de nós; estamos completamente esquecidos. Por que
devemos lutar para vir a Jesus Cristo e crer?
Aflijo-me, oro e choro:
"Por que, Pai? Por que isto é assim?
Deus, por favor, dá-me a resposta. Uma resposta clara."
E ele o fez. De modo que agora gostaria
de partilhar com você esta resposta e algumas coisas que me levaram a receber
esta compreensão.
As pessoas pensam que podem crer na
Palavra de Deus. Podem. Mas falham em fazer a diferença entre a Palavra de Deus
que dá conhecimento geral a respeito de Deus e a Palavra de Deus que ele usa
para conceder fé acerca de circunstâncias e problemas específicos. É este
último tipo de fé que produz milagres.
No grego há duas palavras diferentes para
"palavra": logos e rhema. O mundo foi criado pela
palavra logos de Deus. Logos é a palavra geral de Deus, que se
estende desde o livro do Gênesis ao Apocalipse, pois todos estes livros falam
acerca de Jesus Cristo, direta ou indiretamente. Ao ler a palavra logos do
Gênesis ao Apocalipse a pessoa pode receber todo o conhecimento de que
necessita a respeito de Deus e de suas promessas; mas pela simples leitura a
pessoa não recebe fé. A pessoa recebe conhecimento e compreensão acerca de Deus,
mas não recebe fé.
Romanos 10:17 mostra-nos que o material
usado para edificar a fé é mais do que simples leitura da Palavra de Deus:
"a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo." Nesta
passagem "palavra" não é logos, mas rhema. A fé, especificamente
falando, vem pela pregação da palavra rhema.
O Dr. Ironside define em seu "Léxico
Grego" a palavra logos: A palavra dita de Deus"; e rhema:
"A palavra dizente de Deus." Muitos eruditos definem a ação de rhema
como se o Espírito estivesse tomando alguns versículos da Palavra de Deus e
vivificando com eles uma determinada pessoa. Eis minha definição de rhema:
"Rhema é uma palavra específica, dada a uma pessoa específica em uma
situação específica.'
Certa vez, na Coréia, uma senhora chamada
Yun Hae Kyung promovia grandes concentrações para a juventude na montanha
Samgak. Essa senhora tinha um grande ministério. Quando se punha de pé e
pregava, as pessoas vinham à frente e caíam ao solo como se tivessem sido
atingidas pelo raio, tocadas pelo poder do Espírito. Muitos eram os jovens que
acudiam às suas reuniões. Nesta ocasião, essa senhora realizava reuniões
juvenis em Samgak, e milhares de jovens compareciam todas as noites.
Durante a semana da campanha choveu
muito, e todos os rios transbordaram. Um grupo de jovens desejava assistir ao
culto certa noite. Chegando à margem do rio, perceberam que as reuniões estavam
sendo realizadas no povoado do outro lado. Mas o rio estava muito cheio, e não
havia pontes nem barcos por perto. Os jovens se desanimaram. Três moças
disseram:
—
Por que simplesmente não vadeamos o rio? Pedro andou por sobre as águas,
e o Deus de Pedro é o nosso Deus, e o Jesus de Pedro é o nosso Jesus, e a fé
que Pedro tinha é a nossa fé. Pedro creu e devemos fazer o mesmo. Vamos andar
por sobre o rio!
O rio estava muito cheio e a correnteza
era forte. As três moças se ajoelharam, deram-se as mãos e citaram a Escritura,
mencionando Pedro caminhando por sobre as águas. Disseram a todos que iriam
repetir o milagre. À vista de todos os demais jovens, entraram resolutamente
nas águas.
Afundaram-se imediatamente. Três dias
mais tarde seus corpos foram encontrados flutuando no mar.
Esse triste incidente teve repercussões
em toda a Coréia. Os jornais não-cristãos atacaram a fé. Traziam manchetes como
estas: "O Deus dos cristãos não pôde salvá-las", ou: "Por que
seu Deus não respondeu às orações de fé?"
Como resultado desta ocorrência, os
incrédulos tiveram um dia de triunfo e a igreja cristã experimentou derrota e
desapontamento geral. Muitos sentiram--se deprimidos e desalentados e não
tinham como responder aos escárnios e acusações.
O caso das moças que se afogaram
transformou-se em assunto de conversas por toda a Coréia e muitos cristãos
sinceros perderam a fé. Diziam:
— Essas moças creram exatamente como
nossos ministros têm ensinado; exerceram sua fé. Dos púlpitos nossos pastores
constantemente instam que exercitemos com audácia nossa fé na Palavra de Deus.
Essas moças fizeram justamente isso;
então, por que Deus não respondeu? Deus Jeová não deve ser um Deus vivo. Esta
não deve passar de uma religião formalística e nos envolvemos com ela.
Que resposta daria você a essas pessoas?
Estas moças tinham crido. Tinham exercitado a fé baseadas na Palavra de Deus.
Mas Deus não tinha motivos paia apoiar a
sua fé. Pedro nunca andou sobre as águas por causa da palavra logos, a
qual prove informação geral acerca de Deus. Pedro pediu que Cristo lhe desse
uma palavra específica. Disse ele:
—
Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas.
Respondeu Jesus:
— Vem!
A palavra que Cristo deu a Pedro não era logos,
mas rhema. Deu-lhe uma palavra específica: "Vem!" A uma
pessoa específica: Pedro; numa situação específica: uma tempestade.
Rhema traz fé. A fé vem pela pregação e a pregação de rhema.
Pedro nunca andou por sobre as águas pelo conhecimento de Deus somente.
Pedro tinha rhema.
Mas essas moças tinham somente logos, conhecimento
geral de Deus, e neste caso, a obra de Deus mediante Pedro. O erro foi
exercitarem sua fé humana em logos. Deus, portanto, não tinha responsabilidade
alguma de apoiar sua fé, e a diferença entre o modo pelo qual estas moças
exercitaram sua fé e a maneira de Pedro exercitar a sua é tão grande como a
noite do dia.
Dois anos atrás dois estudantes do
Instituto Bíblico falharam completamente em seu primeiro empreendimento
ministerial. Os dois haviam sido meus discípulos. Haviam escutado minhas
preleções, e como iam à minha igreja, tinham aprendido alguma coisa a respeito
dos princípios da fé.
Começaram seu ministério com o que
parecia uma grande quantia de fé. Valian-se de passagens bíblicas como esta:
"Abre bem a tua boca, e ta encherei (Salmo 81:10); "Se me pedirdes
alguma coisa em meu nome, eu o farei" (Mateus 14:14|.
Foram a um banco e fizeram um empréstimo
bem grande. Então foram a um homem bem rico e pediram emprestado outra grande
soma de dinheiro. Com esse dinheiro compraram um terreno e construíram um lindo
santuário — sem ter, contudo, uma congregação. Começaram a pregar, esperando
que as pessoas viessem às centenas. Esperavam tirar ofertas e com elas pagar a
dívida. Mas nada aconteceu.
Um destes jovens tinha pedido emprestado
cerca de 30.000 dólares. O outro, certa de 50.000. Logo chegaram os credores, os
jovens se viram muito apertados e chegaram ao ponto de quase perder a fé.
Então os dois vieram a mim. Choraram:
—
Pastor Cho, por que o seu Deus é diferente do nosso? O senhor começou
com 2.500 dólares, e agora já completou um projeto de 5 milhões. Nós construímos
uma igreja que nos custou 80.000. Por que Deus não nos responde? Cremos no
mesmo Deus, temos a mesma fé, por que ele não nos responde?
Então começaram a citar passagens
bíblicas que contém promessas, tanto do Antigo como do Novo Testamentos,
acrescentando:
— Fizemos exatamente como o senhor nos
ensinou e fracassamos.
Respondi-lhes:
—
Alegra-me que tenham fracassado depois de seguir as minhas palavras.
Vocês são bons discípulos meus, mas não do Senhor Jesus Cristo. Vocês compreenderam
mal alguns dos meus ensinos. Comecei a obra de minha igreja dirigido por rhema,
não por logos. Deus falou claramente ao meu coração, dizendo:
"Levanta-te, vai e edifica uma igreja para dez mil pessoas.'' Deus colocou
sua fé em meu coração e eu fui e o milagre ocorreu. Mas vocês saíram simplesmente
com logos, conhecimento geral a respeito de Deus e de sua fé. Portanto,
Deus não tem responsabilidade alguma de apoiá-los, embora o ministério que
vocês realizavam fosse para o Senhor Jesus.
Irmãos e irmãs, por meio de logos vocês
podem conhecer a Deus. Podem adquirir compreensão e conhecimento a respeito
dele. Mas logos nem sempre se transforma em rhema.
Suponhamos que um doente tivesse ido ao
tanque de Betesda e dito aos que ali estavam:
— Vocês são uns bobos! Por que esperam
aqui? Este é o mesmo tanque de sempre, com a mesma água, no mesmo lugar. Por
que têm de esperar dia após dia? Vou entrar na água agora e lavar-me.
Em seguida ele mergulha e toma um banho.
Mas ao sair da água, não fora curado. Pois somente depois que vinha o anjo de
Deus e revolvia a água as pessoas podiam entrar, lavar-se e ser curadas. Ainda
era o mesmo tanque de Betesda, no mesmo local, com a mesma água. Só quando a
água era revolvida pelo anjo de Deus é que ocorria o milagre.
Rhema procede de logos. Logos é como o tanque de
Betesda. Você pode ouvir a Palavra de Deus e pode estudar a Bíblia, mas somente
quando o Espírito Santo vem e aviva uma passagem ou passagens da Escritura ao
seu coração, queimando-as em sua alma e dando-lhe a conhecer como aplicá-las
diretamente à sua situação específica é que logos se transforma em rhema.
Se você nunca tem tempo de esperai' na
presença do Senhor, então o Senhor nunca confirmará a palavra de que você tanto
necessita em seu coração.
Esta é uma época de muita agitação. As
pessoas vão à igreja para serem entretidas. Ouvem um sermão curto e são
despedidas, sem terem tempo para esperar no Senhor. Dá-se-lhes logos, mas
não rhema. por isso não vêem milagres de Deus, e começam a duvidar de
seu poder.
As pessoas devem ir ao santuário, ouvir
atentamente ao pregador, e esperar no Senhor. Mas como não ouvem em atitude de
oração, esperando no Senhor a fim de receber rhema, não podem, portanto,
receber a fé necessária para a resolução de seus problemas. O seu conhecimento
da Bíblia aumenta à proporção que seus problemas aumentam, e embora venham à
igreja, nada acontece. Por isso começam a esfriar-se e a perder a fé.
Outro problema que sofrem as igrejas
desta época é que os ministros andam demasiadamente ocupados. Passam horas e
horas fazendo o trabalho de eletricista, carpinteiro, porteiro, enfermeiro,
ocupados em cem tarefas diferentes.
Quando chega o sábado, tropeçam por aí
tentando pensar em alguma palavra logos, para pregar na manhã de
domingo. Estão cansados a tal ponto que não têm tempo para esperar na presença
do Senhor. Não têm tempo de trocar o capim verde em leite branco. Suas
congregações comem capim, mas não o leite rico da Palavra. Este é um erro muito
grande.
Os leigos não são inimigos do pastor. São
seus amigos. Como fizeram os apóstolos, o ministro deve concentrar-se na oração
e no ministério da Palavra, delegando qualquer outro trabalho a seus leigos,
anciãos, diáconos, diaconisas e líderes.
Eu sigo esta norma em minha igreja. Não
ouso subir ao púlpito sem primeiro esperar na presença do Senhor e receber a
palavra rhema de Deus para essa mensagem. Se não recebo a palavra rhema
não vou à plataforma.
As vezes passo toda a noite de sábado em
oração. Durante o dia oro: "Senhor, as pessoas virão com todos os tipos de
problemas: doença, pressões, problemas familiares, problemas financeiros, todo
tipo imaginável de problemas.
"Virão, não somente para receber
conhecimento geral a teu respeito, mas também para receber uma solução real a
seus problemas. Se eu não lhes der fé viva, rhema, então voltarão para
suas casas sem terem solucionado nenhum de seus problemas. Necessito de uma
mensagem específica, para pessoas específicas, num tempo específico."
Então espero até que o Senhor me dá a
mensagem. Quando subo ao púlpito, vou marchando como um general, porque sei que
a mensagem que vou entregar tem a unção do Espírito Santo.
Depois do sermão, as pessoas vêm a mim e
dizem:
— Pastor, o senhor pregou exatamente a
palavra de que eu necessitava. Creio que meu problema será resolvido.
Isto acontece porque os ajudei a receber rhema.
Irmãos e irmãs, não estamos edificando na
igreja um clube de santos. listamos lidando com assuntos de vida e de morte. Se
o pastor não der rhema ao seu povo, então tudo o que lhe resta é um
clube religioso superficial. Já temos no mundo clubes sociais como o Rotary, os
Kiwanis e outros da mesma natureza, e seus membros também pagam um tipo de
dízimo.
As igrejas que nós edificamos devem ser
lugar onde as pessoas recebem soluções da parte de Deus. Recebem e vêm milagres
em sua vida. E podem conseguir, não meramente um conhecimento intelectual de
Deus, mas também um conhecimento experimental, real e vivo. Mas para que
consigam esse objetivo é preciso que primeiro o pastor receba rhema.
Deve-se dar tempo aos cristãos a que
esperem na presença do Senhor a fim de que o Espírito Santo tenha tempo de
lidar com eles e inspirá-los por meio das Escrituras, ü Espírito Santo pode
transformar as passagens bíblicas na "palavra dita" de Deus, e aplicá-las
ao coração da pessoa, fazendo com que a "palavra dita passe a ser a
"palavra dizente" de Deus. Logos deve transformar-se em rhema.
Agora posso dizer-lhe por que muita gente
não recebe a cura. Todas as promessas são potencialmente — mas não
literalmente — nossas. Nunca tome uma promessa de Deus e simplesmente diga:
"Oh, esta é minha, esta é
minha!"
Sim, é sua em potencial, mas só chegará a
ser sua na prática quando você esperar perante o Senhor.
Antes que o Senhor conceda uma passagem a
um indivíduo ele tem de fazer várias coisas. Primeiro o Senhor deseja limpar a
sua vida e fazer com que esse indivíduo se entregue a ele. O Senhor nunca dá
promessas de um modo promíscuo. Quando o Senhor lidar com você, você deve tirar
o tempo paia permanecer perante ele. Confesse seus pecados, e entregue sua
vida a ele. Quando estas condições necessárias são produzidas, então vem o
poder de Deus. E seu coração, assim como o tanque de Betesda, é revolvido por
algum texto em particular; então você sabe que essa promessa é sua, e recebe a
fé para produzir o milagre necessário.
A saúde corporal não é o objetivo último
do Espírito Santo. É necessário que conheçamos bem claramente as prioridades do
Espírito Santo. O alvo supremo é a santidade de nossas almas. Quando Deus lida
com você, sempre o faz através da santidade da alma. Se sua alma não estiver
reta diante de Deus, não importa quanta oração, quanto grito ou quanto pulo
você dê, essas coisas não lhe trarão a palavra rhema de que você
necessita. É preciso esperar perante o Senhor.
A cura divina depende da soberana vontade
de Deus. As vezes uma pessoa recebe cura instantânea; ao passo que outra
precisa esperar um pouco mais.
Um dos mais queridos diáconos de nossa
igreja caiu doente. Este diácono deu tudo ao Senhor, amando-o e servindo-o de
um modo espantoso. Disseram-lhe que tinha um tumor e que os médicos desejavam
operar. Mas todos em minha igreja sabiam que o Senhor ia curá-lo, pois ele era
um grande santo e de grande fé. Este era o raciocínio deles.
Orei para a cura dele. Então tínhamos
40.000 membros e todos eles oraram, atacando o trono da Graça. E esse diácono
reivindicou a cura.
Mas nada aconteceu. Ele piorava cada vez
mais. Afinal, sangrava tanto que foi levado ao hospital e sofreu a intervenção
cirúrgica. Muitos de nossos membros estavam preocupados e reclamavam.
—
Onde está Deus? Por que Deus o está tratando desta maneira?
Mas louvei a Deus, pois eu sabia que ele
tinha algum propósito específico no que estava acontecendo.
Ao ser hospitalizado, ele começou a
pregar o evangelho a todos com quem entrava em contato. Em breve todo o
hospital sabia existir um Jesus vivo, e que seu representante estava ali
naquele hospital. Médicos, enfermeiras e pacientes eram salvos todos os dias.
Então os membros de nossa igreja
regozijaram-se, dizendo:
— Louvado seja Deus! Foi muito melhor que
ele se hospitalizasse do que se tivesse recebido a cura instantânea.
Deus mostrou que sua prioridade era a
cura eterna das almas e não a cura terrena do corpo físico.
Onde há dor e sofrimento temos a
tendência de pedir libertação. Mas não devemos fazer isso. Se o seu sofrimento
pode resultar em graça redentora, ou se seu sofrimento torna-se o canal para o
fluxo da graça redentora de Deus, então seu sofrimento foi enviado por
Deus. Se, entretanto, seu sofrimento torna-o inválido e começa a destruí-lo,
então procede de Satanás e você deve orar a fim de livrar-se dele.
Contar-lhe-ei um caso no qual Deus não
libertou as pessoas de seu sofrimento.
Aconteceu durante a guerra da Coréia
quando 500 ministros foram capturados e imediatamente fuzilados e duas mil
igrejas destruídas.
Os comunistas eram cruéis para com os
pastores. A família de certo ministro foi capturada em Inchon, Coréia, e os
líderes comunistas submeteram-nos ao que chamavam de "Tribunal do
Povo". Os acusadores diziam:
— Este homem é culpado de cometer este
tipo de pecado e por esse pecado deve ser castigado.
A única resposta que recebiam era um coro
unânime de vozes, dizendo:
— Sim, sim!
Desta vez cavaram um grande buraco,
colocaram o pastor, sua esposa e vários de seus filhos dentro dele. Então o
líder falou:
— Todos estes anos o senhor tem desviado as
pessoas com a superstição da Bíblia. Se desejar agora retratar-se perante o
povo aqui reunido e arrepender--se de sua má conduta, então o senhor, sua
esposa e seus filhos serão libertados. Mas se persistir em suas superstições,
toda a sua família vai ser enterrada viva. Tome sua decisão!
Todos os seus filhos começaram a chorar,
dizendo:
—
Papai, papai, pense em nós!
Imagine a situação desse homem. Se você
estivesse em seu lugar, o que teria feito? Sou pai de três filhos e chegaria
quase a preferir ser lançado ao fogo do inferno a ver meus filhos serem mortos.
Este pai estava profundamente abalado.
Levantou a mão, dizendo:
— Sim, sim, fá-lo-ei. Vou denunciar ... minha .. . Mas
antes de poder terminar a frase a esposa tocou-lhe o lado dizendo:
—
Diga NÃO!
E dirigindo-se aos filhos, essa valente
mulher disse:
—
Calem-se, filhos. Esta noite vamos jantar com o Rei dos reis e Senhor
dos senhores!
Então começou a cantar o hino No celeste
porvir". Seus filhos e marido a acompanharam no cântico enquanto os
comunistas começaram a enterrá-los. Logo as crianças estavam enterradas, mas
até que a terra lhes chegasse ao pescoço continuaram a cantar e o povo a olhar.
Deus não os livrou, mas quase todos os que viram essa execução tornaram-se
crentes. Muitos são membros de minha igreja.
Mediante seu sofrimento fluiu a graça da
redenção. Deus enviou seu único Filho a fim de ser crucificado na cruz paia que
o mundo pudesse ser salvo e redimido. Esse é o objetivo último de Deus — a redenção
de almas. De modo que quando a pessoa desejar a cura divina ou uma resposta dos
altos, focalize a vista através das lentes do objetivo último, a redenção de
almas. Se perceber que seu sofrimento realiza mais redenção do que sua cura,
então não peça libertação, mas que Deus lhe dê forças a fim de perseverar.
Nem sempre é fácil fazer distinção entre
o sofrimento ocasionado por Satanás, do qual Deus deseja livrá-lo, e o
sofrimento que Deus pode usar a fim de fazer com que o fluxo da graça redentora
continue a fluir. A fim de tomar este tipo de decisão é preciso que a pessoa
espere no Senhor e conheça a sua vontade. Não se desanime e ande à procura de
oração de um evangelista famoso após outro. Mas, mediante a oração, jejum e
fé, deixe que Deus lhe apresente sua vontade.
Quando o Espírito Santo aviva logos da
Escritura ao seu coração, concede-lhe uma fé miraculosa. Você sabe que a
passagem bíblica não mais pertence à palavra "dita de Deus, mas
transforma-se instantaneamente na palavra "dizente" de Deus para
você. Então você deve firmar-se nessa palavra, seguir em frente e praticá-la,
embora não possa ver nada. Embora você não possa tocar nada, embora sua vida
inteira esteja totalmente às escuras, uma vez que recebe a palavra rhema não
tenha medo. Siga em frente e ande por sobre as águas, e verá o milagre. Tenha
cuidado, entretanto, em não adiantar-se a Deus.
Muitas pessoas andam na frente de Deus,
assim como o tez Paulo em sua vontade de levar o Evangelho de Jesus Cristo.
Jesus Cristo ordenou que fôssemos até aos confins do mundo e pregássemos o
Evangelho; de modo que Paulo, seguindo a palavra lagos, dirigiu--se para
a Ásia. Mas o Espírito de Jesus não permitiu que ele chegasse lá.
Então Paulo disse:
—
Irei para Bitínia —Novamente o Espírito do Senhor disse:
— NÃO.
Então Paulo e seus companheiros desceram
a Trôade, uma cidade desconhecida. Podemos imaginar suas peregrinações ali, sua
confusão, pensando: "Eu estava obedecendo a um mandamento de Jesus. Jesus
disse que fôssemos até aos confins do mundo e pregássemos o Evangelho. Por que
sou eu um fracasso?"
Enquanto orava e esperava no Senhor,
recebeu a palavra rhema, e apareceu-lhe um homem da Macedônia em uma
visão, dizendo; "Passa para a Macedonia, e ajuda-nos!' De modo que ele
tomou um barco e foi para a Europa.
Através do exemplo de Paulo podemos
novamente ver a diferença entre logos e rhema.
• •
• • •
Algumas pessoas têm vindo a mim com o
comentário:
— Irmão Cho, posso orai por várias
promessas das Escrituras, e posso esperar até que o Espírito Santo avive essas
passagens, aplicando-as a mim. Mas como é que posso conseguir rhema na
escolha de um marido ou de uma esposa? Li a Bíblia toda, mas ela não diz que
devo casar-me com Elizabete, Maria ou com Joana. Como é que posso ter rhema com
respeito a este assunto?
—
A Bíblia tampouco diz onde devo estabelecer minha
residência, se no Rio de Janeiro, Buenos Aires, Los Angeles ou em Berlim. Como
é que posso saber a vontade de Deus a esse respeito?
Estas são questões legítimas. Permita-me
dar-lhe os cinco passos que uso a fim de saber a palavra rhema acerca de questões
específicas.
• •
• • •
O primeiro passo é colocar-me em ponto
neutro — não ir nem para a frente nem para trás; permanecer completamente calmo.
Então espera no Senhor, dizendo: "Senhor, eis-me aqui. Ouvirei a tua
voz. Se disseres sim', irei; se disseres 'não', não irei. Não desejo tomar
decisões para meu próprio benefício, mas decidir segundo o teu desejo. Seja
algo bom para mim, ou seja algo mau, estou pronto a aceitar tua direção."
Com esta atitude espero pelo Senhor.
Muitas vezes a melhor coisa a fazer é jejuar e orar, pois se a pessoa come
demais fica cansada e não pode orar. Então, ao perceber que está realmente
calma, pode partir para o segundo passo.
• •
• • •
A segunda coisa que faço é pedir que o
Senhor revele sua vontade através de meu desejo. Deus sempre vem a você através
de seu desejo santificado. "Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará aos
desejos do teu coração" (Salmo 37:4). "O anelo dos justos Deus o
cumpre" (Provérbios 1024). "Por isso digo que tudo quanto em oração
pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco" (Marcos 11:24)
Desejar é, pois, um dos pontos focais de
Deus. Além disso, Filipenses 2:13 diz: "Porque Deus é quem efetua em vós
tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade."
Através do Espírito Santo, Deus coloca em
seu coração o desejo, levando você a desejar fazer a vontade dele. Portanto,
faça a seguinte oração: "Senhor, agora dá-me o desejo segundo a tua
vontade."
Ore e espere no Senhor até que Deus lhe
dê o desejo divino. Ao orar, muitos desejos, desejos lindos fluirão à sua
mente. Tenha a paciência necessária para que também os desejos de Deus lhe
venham à mente. Não se ponha de pé, dizendo: "Oh, já tenho tudo", e
em seguida saia correndo. Espere na presença do Senhor um pouco mais. Satanás
também pode dar desejos, mas também os desejos podem surgir de seu próprio
espírito, ou ser dados pelo Espírito Santo.
O tempo sempre é uma prova. Se esperar com paciência,
seu próprio desejo e o desejo de Satanás tomar-se-ão cada vez mais fracos, mas o desejo do Espírito
Santo, cada vez mais forte. Por isso espere e receba o desejo divino.
• •
• • •
Depois de meu desejo tornar-se claro,
então dou o passo três: comparo esse desejo com o ensino bíblico.
Certo dia uma senhora veio a mim.
Emocionada dizia:
— Oh, pastor Cho, vou contribuir com uma
grande soma para seu ministério.
— Louvado seja o Senhor! — exclamei. —
Assente--se e conte-me a respeito disso.
—
Tenho um desejo fantástico de entrar para o mundo dos negócios. Fiquei
sabendo de uma boa empresa, e se entro nela, vou ganhar muito dinheiro.
—
Que tipo de negócio é?
—
Tenho um desejo ardente de monopolizar o mercado de cigarros. Tabaco, o
senhor percebe.
—
Esqueça-se disso — retorqui.
— Mas tenho o desejo! — disse ela. — Um
desejo ardente, como o senhor sempre pregou.
—
Esse desejo procede de sua própria carne — respondi. — Já examinou a
Bíblia a fim de verificar se o que estará fazendo é escriturístico?
—
Não.
—
Seu desejo deve ser provado pela Escritura — instruí-a. — A Bíblia diz
que somos templos do Espírito Santo 11 Coríntios 6:19). Se Deus desejasse que
seu povo fumasse ele teria feito nosso nariz de maneira diferente. Chaminés
devem dar para cima, e não para baixo. Pense no nariz: aponta para baixo e não
para cima. O propósito de Deus não era que fumássemos, porque nossa chaminé
aponta para baixo. A habitação do Espírito Santo é seu corpo. Se o poluir com
fumaça, então estará poluindo o templo do Espírito Santo. Seu desejo está fora
da vontade de Deus. Seria melhor que simplesmente se esquecesse desse novo
negócio. Certo homem veio a mim, dizendo:
— Pastor, fiz amizade com uma linda
mulher, uma viúva. Ela é terna, linda e maravilhosa. Ao orar, tenho um desejo
ardente de me casar com ela. Mas também tenho minha mulher e filhos.
— Olhe — respondi. — Esqueça-se disso,
porque tal coisa procede do diabo.
— Oh, não, não. Não é do diabo —
discordou ele. — Quando orei, o Espírito Santo me disse ao coração que minha
esposa não é exatamente o tipo de costela que se encaixa a meu lado. Minha
esposa é sempre um espinho na carne. O Espírito Santo falou dizendo que essa
viúva é minha costela perdida, que se encaixará perfeitamente em meu lado.
Disse-lhe eu:
—
Isto não procede do Espírito Santo. Vem do diabo.
Muitas pessoas cometem esse tipo de erro.
Se orarem contra a Palavra escrita de Deus, então o diabo falará. O Espírito
Santo jamais contradirá a Palavra escrita de Deus. Esse homem não me deu
ouvidos, divorciou-se de sua mulher e casou-se com a viúva. Agora é o mais
infeliz de todos os homens. Descobriu que sua segunda costela era ainda pior do
que a primeira.
Todos os nossos desejos devem, portanto,
ser examinados à luz das Escrituras. Se você não possuir a autoconfiança de
fazer isso, então vá ao seu ministro ou pastor.
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Depois de examinar o desejo à luz da
Palavra escrita, dos ensinamentos de Deus, então estou pronto para o passo
número quatro: pedir um sinal a Deus, tirado de minhas circunstâncias. Se Deus
verdadeiramente lhe falou ao coração, então poderá dar-lhe um sinal do mundo
exterior.
Quando Elias orou sete vezes pedindo
chuva, recebeu um sinal do céu — uma mancha do tamanho do punho do homem, uma
nuvem apareceu.
Gideão também pode servir-nos de exemplo,
pois ele também pediu um sinal. Deus sempre me mostrou um sinal de minhas
circunstâncias; às vezes esse sinal era muito pequeno, mas ainda era um sinal.
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Depois de receber o sinal, então o passo
final: oro até conhecer o horário de Deus. O horário de Deus é diferente do
nosso.
A pessoa deve orar — até que tenha paz
real, pois a paz é como o árbitro. Depois de orar, se ainda sentir--se
inquieta, então o horário não era certo. Significa que o sinal ainda está
vermelho; portanto, continue a orar e a esperar. Quando o sinal passar do
vermelho para o verde, chegar-lhe-á paz ao coração.
Então você deve sair correndo. Vá,
portanto, com velocidade total, com a bênção de Deus e com a rhema de
Deus. Milagre após milagre lhe seguirão.
Em minha vida cristã sempre tenho seguido
estes cinco passos. Até aqui Deus tem confirmado essa maneira de caminhar com
sinais e milagres. Estes resultados devem mostrar claramente a diferença entre logos
e rhema.
No futuro você não precisa ficar confuso
acerca das promessas de Deus. Quantidade alguma de reivindicação, trabalho,
pulos ou gritos o convencerá. Deus mesmo o convencerá dando-lhe ao coração a
sua fé.
A versão de Almeida, de Marcos 1122, 23
diz que se a pessoa tiver a fé em Deus poderá então ordenar a um monte que se
atire no meio do mar. O texto grego, entretanto, diz que a pessoa deve ter a fé
de Deus.
Como é que se pode ter a fé de Deus? Ao
receber rhema a fé que lhe é dada não é sua; foi-lhe concedida por Deus.
Depois de receber essa fé, que vem do alto, então pode ordenar que montanhas
sejam removidas. Sem receber a fé de Deus a pessoa não pode fazer tal coisa.
Se não for por outra razão, você deve
estudar cuidadosamente a Bíblia — desde o Gênesis ao Apocalipse — a fim de
proporcionar ao Espírito Santo o material de que ele necessita para operar.
Quando a pessoa espera no Senhor, o Espírito Santo concede--lhe essa fé. E ao
agir consoante a essa fé, grandes milagres seguirão em seu ministério e em seu
lar.
Portanto, espere no Senhor; jamais será
isso um desperdício de tempo. Quando Deus lhe fala ao coração, ele pode, em um
segundo, fazer coisas muito maiores do que você poderia fazer num ano inteiro.
Espere no Senhor, e verá grandes coisas realizadas.