sábado, 24 de abril de 2021

Vaso para honra - 15 - Epílogo



Epílogo  

Surpreendida pela Alegria


          Este livro contém algumas de minhas aventuras a serviço do meu Senhor, ao longo dos últimos quatro anos. Quanta coisa aconteceu, quanto eu aprendi nestes últimos dez anos, desde que comecei com este ministério. Este andar tem sido muito solitário e a guerra tem sido intensa. Mas...
          Depois de alcançar meus quarenta e um anos, quinze dos quais an­dando bem perto do Senhor, ele trouxe uma bênção maravilhosa à minha vida. Ele me deu um homem de Deus como marido! Que sur­presa e que alegria foi este acontecimento! A bênção e o aumento de forças, tanto física quanto espiritualmente, que esta união trouxe à mi­nha vida, é mais do que eu possa descrever.
          Agora Daniel e eu estamos unidos como um para continuar esta luta como servos de nosso amado Senhor, Jesus Cristo. Estamos próxi­mos do fim. O retorno de nosso Senhor está próximo. É nossa oração que cada um de vocês, ao ler este livro, seja fortalecido nos dias difí­ceis que virão.
          Que todo louvor e honra sejam dados ao nosso maravilhoso Deus, para todo o sempre!

Apêndice A

Arando o Campo de Pousio


          "Semeai para vós outros em justiça, ceifai segundo a misericórdia; arai o campo de pousio; porque é tempo de buscar ao Senhor, até que ele venha, e chova a justi­ça sobre vós." (Oséias 10:12)

          Você sente um distanciamento em seu relacionamento com o Se­nhor? Você sente que não está onde deveria estar, com ele? Você tem dificuldade em orar? Sugiro que você se sente e faça um exame cuida­doso, em oração, da sua vida. Se você está nesta condição, é prová­vel que haja pecado em sua vida, que você precisa confessar.

          "Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mes­mos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injusti­ça ." (1 João 1:8-9)

          "Filhinhos meus, estas cousas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo." (1 João 2:1)

          Não dá para enfatizar suficientemente a importância de manter as suas contas em dia com Deus. Não permita que o pecado não confes­sado se acumule em sua vida. Nada destrói mais rapidamente o seu relacionamento com o Senhor do que o pecado não confessado.
          O que significa "arar o campo de pousio"?
          Campo de pousio é uma terra dura que não foi arada por vários anos. A terra dura deve ser arada e transformada em terra mole para que as plantas possam cres­cer nela.
          À medida em que permitimos que pecados não confessados se acumulem em nossa vida, o nosso coração se endurece para com o Senhor. Nesta seção, quero apresentar algum material que não é origi­nal meu. Muitos dos pensamentos vêm de um livro de Charles Finney, chamado Lectures on Revival [Pregações Sobre o Avivamento]. Re­comendo enfaticamente que você obtenha esse livro e o leia. Vou apre­sentar um sumário dos pecados que são comuns a toda a espécie hu­mana. Combinei alguns dos pensamentos de Finney com as coisas que o Senhor me ensinou em minha própria vida.
          "Examine o estado da sua mente para ver onde você está neste exato momento. Muitos nunca pensam nisso! Eles não prestam atenção em seu próprio coração, e nunca sa­bem se vão bem ou não, espiritualmente, se estão ganhando terreno ou retrocedendo, frutificando ou desperdiçando. Desvie a sua atenção de todas as outras coisas e volte-a para isso. Não tenha pressa.
          Examine atentamente o esta­do do seu coração e veja onde você está... O auto-exame consiste em olhar para a sua própria vida, considerando suas ações, lembrando-se do passado e descobrindo a sua ver­dadeira natureza... Confissões gerais de pecado nunca re­solverão. Seus pecados foram cometidos um a um e, tanto quanto possível, você deve repassá-los e deles arrepender-se, um de cada vez". (Lectures on Revival, por Charles Finney, Bethany House Publishers, 1988, pp. 30-31.)
          Agora, antes de começar a ler o resto desta seção, você tem papel e caneta à mão, para que possa escrever os pecados que o Espírito Santo venha trazer à sua mente?
          "Querido Pai Celestial, em nome de Jesus eu te peço que venhas a operar, por meio do teu Espírito Santo, na vida de cada pessoa que ler o que escrevo. Traze à lembrança des­sa pessoa os pecados não confessados em sua vida. Faze brilhar a tua luz de pureza e de santidade sobre a sua vida. Ajuda-nos todos a estarmos dispostos a suportar a dor de olhar para os nossos pecados, para que possam ser limpos diante de ti. Opera em nós, para que cada um de nós possa tornar-se um vaso para honra em teu serviço. Eu te agra­deço por isto, no precioso nome de Jesus Cristo."

Pecados por Ação
Posses materiais: Qual é a sua atitude em relação a suas posses materiais? Você as antepõe a Deus e aos outros? Você pensa que pode fazer com elas o que quer? Você está disposto a perder tudo pelo Senhor? Se você não está, então você precisa confessar isso como pecado. Muitos cristãos estão completamente sem condições de ouvir o Senhor ao dizer-lhes para dar um passo, por exemplo, por­que estão presos demais à segurança dada por sua presente situação de vida, e por seu emprego. Muitos cristãos têm sido advertidos pelo Senhor para que se preparem para o tempo vindouro de dificuldades e de perseguição, mas eles não se dispõem a diminuir o seu padrão de vida para isso. Querem continuar a viver tão bem quanto puderem até o último momento possível. Você é um desses?

Orgulho: Quantas vezes você tem sido vaidoso quanto à sua aparência? Quantas vezes você tem se magoado porque outros não lhe dão aten­ção, nem o cumprimentam, nem lhe agradecem por algo que você fez? Quantas vezes você fez algo para ser o centro das atenções? Você olha para os outros de cima, como sendo inferiores a você? Isto é pecado.

Inveja: Quantas vezes você tem tido inveja de outros, de sua aparência, de suas posses, ou mesmo de suas posições e funções dentro do cor­po de Cristo? Quantas vezes você tem comentado ou se apoiado nas falhas de outros para fazer com que você mesmo pareça melhor? Es­creva essas circunstâncias específicas de pecado.

Crítica: Ser crítico com relação aos outros permite que cresça em você uma raiz de amargura e depois, de ódio. A amargura e o ódio o destruirão. Considere atentamente suas conversas e pensamentos diários. Você é crítico para com os outros? Será que há amargura em sua vida? Lembre-se, o coração é muito enganoso. Uma boa maneira de medir a amargura é esta: Quão facilmente as outras pessoas o tornam irado? Quão freqüentemente você tem pensamentos de ira de alguém? A ira muito freqüentemente é um sintoma da amargura.

Difamação: Você alguma vez já passou adiante uma fofoca? O Senhor odeia calúnia e fofocas! Quantas vezes você já falou pelas costas de alguém, desnecessariamente ou sem ter uma boa razão, sobre as faltas dessa pessoa, reais ou imaginárias? Quantas vezes você presumiu que sabia o que ia no coração de alguém? Somente Deus conhece o nosso coração! Tenho me surpreendido com a disposição dos cristãos em acei­tar acusações contra mim sem nunca, sequer uma vez, procurar ver se há um outro lado da história. Esses cristãos também estão mais do que dispostos a passar adiante acusações contra mim, sem nunca terem feito qualquer esforço para verificar se são verdadeiras ou não. E com relação às várias organizações de "Informação Cristã" que dão informações acerca de pessoas? Você já parou para pensar se a informação que é dada é correta? Sei, de minha experiência, que as pessoas que têm passado adiante acusações falsas contra mim jamais me contataram. O que me faz pensar que eles também não contataram outros. Se você passar adiante tal "informação" e for realmente uma difamação, você está pecando. Você é, de fato, culpado de derramar sangue inocente -o que eqüivale a um assassinato.

Falta de seriedade adequada: Quantas vezes você tem tratado Deus levianamente, ou falado de Deus levianamente? As Escrituras nos ad­vertem que o "temor do Senhor é o princípio da sabedoria". Você carece do respeito adequado por este nosso Deus? Se sim, isto é pecado!

Mentira: Mentir é enganar deliberadamente. Examine a sua vida diária. Com que freqüência você mente, apresentando o fato como "apenas uma mentira inocente"? Com que freqüência você exagera? Todas as mentiras são pecado.

Trapacear: Você já passou pelo caixa em um mercado e não disse nada quando o caixa por engano lhe cobrou menos do que a quantia que você devia? Se sim, você trapaceou. Trapacear é qualquer ocasião em que você fez a alguém algo que não gostaria que tivessem feito com você. Escreva as circunstâncias em que você fez isso.

Hipocrisia: Quantas vezes você confessou pecados que realmente não tinha a intenção de abandonar? Quantas vezes você fingiu ser alguém que você não era?

Roubar a Deus: Relacione todas as vezes em que Deus quis que você ajudasse alguém ou que compartilhasse o evangelho com alguém e você não o fez. Você tem perdido tempo em recreação ou noutras atividades, quando Deus quer enviá-lo à seara para trazer almas a Jesus? Você tem tempo para assistir TV, mas não para um tempo a sós com Deus todo dia?

Mau gênio: As Escrituras dizem-nos: "irai-vos e não pequeis" (Ef. 4:26). Nós, como cristãos, devemos disciplinar-nos. Se tivermos mau gênio, então estaremos pecando. Podemos escolher não nos ofender com o que a outra pessoa faz.

Impedir que outros sejam úteis: Você já debilitou alguém críticando-o, de forma que ele fique receoso de avançar em fé e atuar como Deus quer? Você é um queixoso? Você gasta o tempo de outras pessoas queixando-se de seus problemas? Você está desperdiçando o tempo de seu pastor exigindo intermináveis sessões de aconselhamento com ele? Tudo isso é pecado.

Rebelião: Quão freqüentemente você tem se recusado a obedecer a alguém que tem autoridade sobre você? Quão freqüentemente você tem lido a Palavra de Deus sem nenhuma intenção de obedecer o que descobre nela? Quão freqüentemente você tem tomado conhecimento de algo que deveria ter feito mas que não fez? Quão freqüentemente o Senhor tem dito a você para fazer algo e você não fez? Lembre-se, Deus leva a rebelião muito a sério.

          "Seis cousas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que der­ramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, teste­munha falsa que profere mentiras e o que semeia con­tendas entre irmãos" (Provérbios 6:16-19)
          "E o vencedor herdará estas cousas, e eu lhe serei Deus e ele me será filho. Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.''' (Apocalipse 21:7-8)
         
           Veja a lista de pecados que são mencionados nestes poucos ver­sículos:
·    Mentira.
·    Orgulho.
·    Derramar sangue inocente - isto é feito de forma muito eficaz através da fofoca.
·    Falso testemunho.
·    Semear discórdia entre irmãos.
·    Assassinato.
·    Envolvimento no ocultismo.
·    Imoralidade sexual.
·    Incredulidade.
·    Covardia.
·    Idolatria.
·    Feitiçaria ou bruxaria.
·    Rebelião.

Pecados de Omissão
"Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando." (Tiago 4:17)

Ingratidão: Quantas vezes Deus o ajudou e você nunca agradeceu a ele? As roupas em seu corpo, a comida em sua mesa, sua saúde, sua família, seu emprego, tudo lhe é dado pelo Senhor. Com que freqüência você lhe agradece por essas bênçãos? Você come sem antes parar para agradecer sinceramente a Deus por sua provisão a você? Se sim, você está pecando. Você viaja a trabalho e retorna sem ter sofrido acidentes? Você deveria agradecer a Deus por sua proteção. Escreva toda situação em que puder pensar, na qual você não tem agradecido a Deus por suas provisões a você.

Falta de amor a Deus: Se você ama alguém, você conversa com ele e gasta tempo com ele. Você tem negligenciado amar a Deus? Isto é pecado.

Negligência para com a Bíblia: Relacione as vezes em que, por dias, ou até mesmo semanas ou meses, você menosprezou a Palavra de Deus. Quando você lê a Palavra de Deus, você o faz de uma maneira agradável a ele? Nós temos de ler a Bíblia com a disposição de que vamos obedecer imediatamente cada mandamento que encontrarmos!

Incredulidade: Quantas vezes você virtualmente acusou a Deus de mentir? Você crê em sua Palavra? Se não, isso é pecado.

Negligência na oração: Quantas vezes você tem deixado de ter mo­mentos de oração pessoal ou familiar? Nós ofendemos grandemente a Deus, não orando.

Negligência nos meios de receber a graça de Deus: Somos con­clamados a ter comunhão uns com os outros. Se você não tem feito isso, você tem pecado.

Como você realiza os seus deveres: Você faz tudo para o Senhor? Ou você é preguiçoso e indolente em seu trabalho e na vida diária? Isso é pecado. Você faz, no trabalho, apenas as coisas que o seu chefe exige? Jesus espera que você "ande a segunda milha". Você é indolente em fazer a obra de Deus?
           Quantas vezes você tem tido conhecimento de coisas que você deveria fazer e não as tem feito? Quantas vezes, sabendo que devia fazer alguma coisa, tal como colo­car o lixo do lado de fora, ou lavar pratos, você não fez isso? Escreva esses casos e confesse-os como pecado.

Falta de amor pela alma do próximo: É sua responsabilidade compartilhar as boas novas de Jesus Cristo com cada um ao seu redor. Quantas pessoas você conhece e com quem se relaciona, com as quais você ainda não compartilhou o evangelho? Relacione-as. Isso é pecado. Deus ordenou a cada cristão que compartilhe o evangelho com os outros. Se você não está fazendo isso, você está pecando.
          À medida em que você faz a sua lista de pecados, você deve, de fato, fazer três listas:
·    Uma lista de todos os pecados que permitiram que demônios entrassem em sua vida.
·    Uma lista de todos os seus outros pecados.
·    Uma lista de todos os que o feriram ou pecaram contra você de alguma forma.

          Você tem de perdoar todas essas pessoas para rece­ber o perdão de seus próprios pecados.
          Depois de você ter confessado cada um de seus pecados, arrependendo-se deles, tendo expulsado todos os demônios que entraram em você através desses pecados, e perdoando a todo aquele que o tiver ferido, pegue a sua lista e queime-a! Você agora está numa situação completamente limpa diante de Deus. Você estará totalmente liberto da escravidão a Satanás.

Apêndice B

Datas Festivas Satânicas


          Muitos cristãos, desejosos de saber quais são as principais datas festivas satânicas, com freqüência me têm perguntado a respeito. Es­sas são as datas em que os satanistas realizam rituais e sacrifícios es­peciais. É muito importante que os cristãos em toda a parte comecem a ir diante do trono de Deus para interceder contra os sacrifícios que Satanás faz. Conclamo-o a orar fervorosamente, pedindo ao Senhor que pare com os sacrifícios humanos e que também tenha misericórdia dos pequenos animais que estão sendo sacrificados, permitindo-lhes morrer antes de serem tão terrivelmente torturados.
          As orações dos cristãos são eficazes. Tenho ouvido muitas e muitas histórias de pessoas que saíram do Satanismo que me contaram sobre sacrifícios humanos que foram interrompidos. Não é incomum um gru­po satânico estar reunido em torno de um altar para fazer um sacrifício humano quando, subitamente, um facho brilhante de luz desce, surgido do nada, e ilumina todo o altar e a área em redor. Quando isso acon­tece, a vítima não é sacrificada e os satanistas fogem do local. Sei de algumas pessoas que ficaram tão abaladas, ao verem esse facho de luz, que saíram em busca de um outro deus que não Satanás, e termi­naram aceitando a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.
          Os dias festivos satânicos ocorrem em diferentes datas ao redor do mundo, para compor uma rede de sacrifícios de 365 dias por ano. Eles variam de um grupo para outro, de localidade a localidade. Para relacioná-los todos seria necessário o volume de um livro. Vou menci­onar aqui apenas os dias festivos principais.

Toda Lua Cheia
          Sacrifícios são feitos em cada noite de lua cheia, em muitos grupos. Os demônios dão às pessoas poder máximo durante o período da lua cheia. É também o momento em que os encantamentos feitos ao longo do mês se cumprem.

Halloween
          O ponto mais alto do ano é Halloween. Este é considerado o dia de aniversário de Satanás. Freqüentemente é chamado de "Festa da Co­lheita". Os rituais e sacrifícios em celebração a essa data não ocorrem apenas na noite de Halloween; vão de 15 de outubro até 15 de no­vembro.

Páscoa e Natal
          Os satanistas profanam todos os feriados cristãos. No Natal crian­ças são sacrificadas, principalmente do sexo masculino, para ridicula­rizar Jesus Cristo. Na Páscoa, e especialmente na quarta-feira de cin­zas, rapazes são sacrificados, e também outras pessoas, como des­crevi em Ele Veio Libertar os Cativos.

Solstícios
          Todo solstício é celebrado: da primavera, do verão, do outono e do inverno. Você encontra as datas dos mesmos na maioria dos calendários.

Ano Novo
          Sacrifícios são feitos na véspera de Ano Novo, mas o sacrifício mais importante é realizado à meia-noite, isso é feito para dedicar o Ano Novo a Satanás.

          Estive recentemente em contato com uma pessoa que abandonou uma posição muito alta do Satanismo. Ela me disse que, a partir do ano de 1990, Satanás decretou que todos os grupos satânicos teriam que realizar sacrifícios diariamente. O objetivo de Satanás é ter um sacrifício realizado em alguma parte do mundo a cada segundo!
          Satanás também está conduzindo todas as suas organizações a se unirem. Ele sabe que o seu tempo é curto! O retorno do nosso Senhor está próxi­mo. Nós, como cristãos, temos de permanecer firmes contra Satanás e contra suas atividades, em nossas orações.

Apêndice C

Livros que Contribuíram para o meu Crescimento Espiritual

1. Billheimer, Paul E., (Bethany House Publishers, Minneapolis, MN).
·    Destined For The Throne [Destinado ao Trono]
·    Don't Waste Your Sorrows [Não Desperdice suas Lágrimas].
·     Adventure In Adversity [Aventura na Adversidade]

2. Finney, Charles, G., (Bethany House Publishers, Minneapolis, MN).
·    Lectures On Revival [Dissertações sobre o Avivamento]

3. Keller, Phillip, (Vine Books, Ann Arbor, MI)
·     In The Master's Hands [Nas Mãos do Senhor].
·     A Shepherd Looks at Psalm 23 [A Perspectiva de um Pastor no Salmo 23]
·     Lessons From a Sheep Dog [Lições de um Cão Pastor].
·     A Shepherd Looks at the Good Shepherd and His Sheep [A Pers­pectiva de um Pastor em Relação ao Bom Pastor e suas Ovelhas]
·     A Layman Looks at the Love of God [A Perspectiva de um Advo­gado Quanto ao Amor de Deus].
·     Predators in our Pulpits [Predadores em nossos Púlpitos]

4. Murrey, Andrew, (Bethany House Publishers, Minneapolis, MN).
·    The Spirit of Christ [O Espírito de Cristo]
·    The Believer's Secret of Obedience [Obediência, Segredo do Crente]

5. Nee, Watchman, (Christian Fellowship Publishers, NY)
·    Spiritual Authority [Autoridade Espiritual, Editora Vida]
·    The Spiritual Man [O Homem Espiritual]
·    Characteristics of God's Workmen [Características dos Obreiros de Deus]
·    Assembling Together [Reunindo-se na Congregação]
·    All to The Glory of God [Tudo Para a Glória de Deus]
·    The Latent Power of the Soul [O Poder Latente da Alma]
·    A Balanced Christian Life [Uma Vida Cristã Equilibrada]

6. Pember, G. H. (Kregel Publications, Grand Rapids, MI)
·    Earth 's Earliest Days [Os Primeiros Dias da Terra]

7. Penn-Lewis, Jessie, (Over Comer Publications, part of: Overcomer Literature Trust Ltd.) 10 Marlborough Road, Parkstone Poole, Dorset BH14OHJ, Inglaterra)
·    Conquest of Canaan [A Conquista de Canaã]
·    Communication With God [Comunicação com Deus]
·    War On The Saints [Guerra Contra os Santos]
A versão integral de "War On The Saints" pode ser solicitada pelo endereço:
Thomas E. Lowe, Ltd.
P.O. Box 1049
Cathedral Station
New York, NY 10025

8. Tozer, A. W., (Christian Publications, Camp Hill, PA)
·    The Pursuit of God [A Procura de Deus]
·    The Divine Conquest [A Divina Conquista]
·    The Knowledge of the Holy [O Conhecimento do Santo]
·    The Root of Righteousness [A Raiz da Retidão]
·    Man: The Dwelling Place of God [O Homem: Lugar da Habitação de Deus]
·    Gems from Tozer [Pérolas de Tozer]

9. Wesley, John, (Bethany House Publishers, Minneapolis, MN)
·    The Nature of Holiness [A Natureza da Santidade]

          Há, naturalmente, muitos livros excelentes disponíveis hoje em dia, mas estes me foram de particular ajuda em meu crescimento espiritual. Estes livros não são comumente encontrados na maioria das livrarias cristãs.
          Incluí as editoras para facilitar a sua aquisição. Creio que eles serão uma grande bênção para você.