sábado, 24 de abril de 2021

Prepare-se para a guerra - Capítulo 09


 DEMÔNIOS EM CRISTÃOS

                Devemos abordar de forma direta a questão de demônios habitando em cristãos. Eu sei que este é um tema de acaloradas discussões. Eu mesma costumava pensar que cristãos— crentes verdadeiros — não podiam ter um demônio habitando em si. Assim pensava até que Deus chamou-me para este ministério. Então eu tive que realmente consultar as Escrituras e buscar ao Senhor em oração com relação a esta questão.

                Eu gostaria que o Senhor tivesse feito uma declaração clara nas Escrituras, dizendo uma coisa, ou outra. Em nenhum lugar a Bíblia diz especificamente que um cristão pode estar sendo a habitação de um demônio, e em nenhum lugar diz que um cristão não pode ser habitado por um demónio. Assim, examinemos algumas das passagens que se aplicam ao problema.

                Um dos principais argumentos usados contra os cristãos terem demônios é "que comunhão há entre as trevas e a luz?". Assim, leiamos a passagem no seu contexto:

                "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmo¬nia entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como Ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em cousas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso." 2 Coríntios 6:14-18

                 Esta passagem foi dirigida aos cristãos em Corinto, e assim obviamente alguns deles já estavam sob um jugo desigual. Paulo estava dizendo-lhes que limpassem suas vidas. Assim, não penso que este texto possa ser usado para provar que cristãos não podem ter demônios. Justamente o contrário. Muitos cristãos também citam textos como:

                "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca." 1 João 5:18

                Mas há um equilíbrio nas Escrituras, as Escrituras devem ser vistas como um todo. Este trecho deve ser equilibrado como passagens tais como:

                "Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós." 1 João 1:8-9

                 "Filhinhos meus, estas cousas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo." 1 João 2:1

                 A condição normal de um cristão verdadeiramente nascido de novo deveria ser que ele não pecasse. Mas a dura verdade é que enquanto permanecermos nestes corpos teremos uma luta com a nossa natureza pecaminosa. Paulo torna isso muito claro na sua notável declaração aos coríntios:

                "Mas esmurro o meu corpo, e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado." 1 Coríntios 9:27

                 Normalmente os cristãos estão revestidos de uma proteção, de forma que os demônios não podem entrar (como até Jó esteve sob essa proteção), mas como o trecho de 1 João 5:18 indica, enquanto o nascido de Deus se guarda do pecado ele está protegido do maligno. Eclesiastes é bem sucinto:

                "Quem abre uma cova, nela cairá, e quem rompe um muro, mordê-lo-á uma cobra." Eclesiastes 10:8

                 Esta passagem mostra claramente que o cristão pode abrir um buraco no muro de proteção. Ele pode fazê-lo através do pecado, e está claro que, quando Ele faz isso, "mordê-lo-à uma cobra".

                Em Lucas 10:19 Jesus refere-se aos demônios como "serpentes e escorpiões".

                Fornicação é, definitivamente, um pecado que abre um rombo no muro de defesa. Demônios são uma "doença venérea" muito mais devastadora do que a her¬pes ou a AIDS! Eles são passados de uma pessoa a outra durante a relação sexual ilícita. É por isso que o mais eficaz meio de recrutamento entre os satanistas é através de encontros para relações sexuais. É por isto que todos os templos pagãos hoje, e ao longo da história, têm tido prostitutas no templo. Os demônios colocados na pessoa (que de nada suspeita), através da relação com um satanista, então influenciam aquela pessoa com vistas ao Satanismo.

                "Fugi da impureza! Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer, é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo... Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo." 1 Coríntios 6:18,20

                 Eu denomino o "romper o muro" (Eclesiastes 10:8) como uma porta de entrada. Escrevi muito mais acerca deste assunto no Capítulo 10.

                Eu não consigo conter o riso quando alguém piedosamente me diz: -Um cristão não pode ser habitado por um demônio porque ele é o templo do Espírito Santo e os dois não podem estar na mesma casa ao mesmo tempo. Salomão disse melhor:

                "Mas, de fato, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei." 1 Reis 8:27

                 Deus Espírito é onipresente. Sendo este o caso, como podem os demônios habitar em qualquer lugar, se os dois não podem estar no mesmo lugar ao mesmo tempo?

                "Ora, amados pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito aperfeiçoando a santificação no temor de Deus." 2 Coríntios 7:1(SBTB)

                 Isto foi dirigido aos cristãos. Você pode pensar de uma melhor descrição de demônios do que "imundícia"? Jesus nos limpa de nossos pecados e assim nos tornamos herdeiros juntamente com Ele. Mas nós temos de usar o poder e a autoridade que agora temos através de Jesus Cristo para nos purificar "de toda a imundícia... do espírito" (i.e. dos demônios). Depois de termos aceitado a Cristo, os demônios são invasores e não possuem mais o direito de permanecer em nós a menos que nós dermos a eles direito legal através do pecado e/ou da ignorância.

                A passagem em 2 Coríntios 7:1 é também importante porque alguns ministérios de libertação dizem que os demônios não podem tocar o espírito humano porque ele "está selado com o Espírito Santo". Eu não encontro nenhum trecho das Escrituras para validar esta crença. Esta passagem nos mostra que o nosso espírito pode de fato ser afetado por demônios, caso contrário não nos seria ordenado purificar o nosso espírito da imundícia.

                Elaine tinha dado aos demônios direito legal para entrarem nela. Assim, cabia a ela usar o poder e a autoridade tornados disponíveis a ela ao aceitar Jesus Cristo como seu Senhor e Mestre, para retomar aquele direito e mandá-los embora. O Senhor me proveu para ajudá-la a fazer isto.

                Eu, pessoalmente, nunca recebi uma ordem do Senhor para expelir um demônio de alguém que ainda não era crente porque certamente não o estaria beneficiando. Isto porque os demônios teriam livre acesso para retornar com muito mais demônios e a pessoa ficaria pior depois do que estava de início. Os únicos casos em que eu ordenei a demônios que saíssem foi em pequenas crianças que não eram cristãs. Elas são um caso especial, entretanto, já que não atingiram ainda uma idade de responsabilidade aos olhos de Deus.

                Entretanto, estou plenamente consciente de que Jesus expulsou os demônios de um homem na terra dos Gadarenos. Aquele homem, obviamente, não era um cristão. Entretanto, ele certamente tornou-se crente, como é evidenciado pelo seu desejo de seguir Jesus após a libertação. Estou certa de que haverá vezes em que um cristão será dirigido pelo Senhor a expulsar demônios de um não-crente. Mas não creio que essa seja uma ocorrência normal, e, com certeza, é necessário conduzir logo a pessoa ao Senhor, ou ela acabará ficando num estado muito pior do que antes.

                Neste último ano eu me envolvi em um caso muito triste, quando demônios foram expulsos de uma jovem que não era crente. Infelizmente, os cristãos envolvidos não tomaram tempo para descobrir que ela não era crente, e portanto não a trouxeram a Cristo imediatamente após a libertação. Trágico foi o resultado. Eu gostaria de poder dizer que este é o único caso deste tipo com que me defrontei, mas não é.

                Aqui está a história dessa mulher. Chris (este não é o seu nome real) era membro da Igreja Católica Romana. Ela esteve envolvida com um grupo católico carismático através do qual passou a frequentar um estudo bíblico que rapidamente se tornou um culto. Os líderes do grupo praticavam toda forma de meditação e ensinavam a desenvolver as habilidades psíquicas. Após cerca de um ano de participação, Chris percebeu que havia estado envolvida no ocultismo através daquele grupo e afastou-se.

                Seus problemas começaram logo depois que ela foi aos superiores da igreja para queixar-se acerca das atividades do grupo.

                Durante um ano, antes de eu conhecê-la, Chris estava sendo diariamente atormentada por demônios. Frequentemente ela se sentia como se água fervente fosse derramadas sobre várias partes de seu corpo, e algumas vezes queimaduras físicas reais manifestaram-se. Ela não era capaz de dormir devido a diversas formas de tormento e tinha numerosas doenças e acidentes inexplicáveis. Ela chegou até mesmo a fugir para outra cidade mas não houve alívio algum. Ela buscou o conselho de numerosos padres católicos, mas nenhum foi capaz de ajudá-la. Ela finalmente ouviu acerca de mim através das fitas Feiticeiras de Gabinete.

                Eu conversei com ela em diversas ocasiões mas recusei-me a ordenar aos demônios que saíssem dela porque ela não era crente e recusava-se a aceitar o material que lhe apresentava sobre a Igreja Católica Romana (conforme detalhado no capítulo 11). Eu sabia que ela não poderia permanecer limpa de demônios sem tornar-se uma verdadeira crente em Jesus Cristo, e não poderia permanecer livre enquanto estivesse ligada ao sistema Católico Romano.

                Seis meses passaram-se e então Chris contatou-me de novo. Duas semanas antes deste último contato ela tinha visitado um culto em uma igreja protestante da região que praticava libertação. Ela foi à frente após o culto para pedir sua libertação. Sem tomarem tempo para se informarem se Chris realmente estava no Senhor, aquelas pessoas simplesmente ordenaram aos demônios que saíssem, o que eles fizeram. Chris me disse o seguinte:

                "Eu sabia que todos os demônios se haviam ido, e eu senti um vazio tão terrível dentro de mim que eu realmente não posso descrever. A agonia deste vazio era quase tão grande quanto o tormento demoníaco que eu tinha. Entretanto, eu dormi aquela noite sem o tormento costumeiro pela primeira vez em quase dois anos."

                Dois dias mais tarde, por causa do seu grande vazio, ela foi à missa e tomou a comunhão na Igreja Católica. Chris me disse o que aconteceu.

                "Imediatamente, quando eu tomei a comunhão, fui irresistivelmente rodeada por precipitações de fogo e energia, e uma horrível dor. Eu sabia que todos os demônios haviam entrado em mim novamente, juntamente com muitos outros. Eu estou muito pior agora do que jamais estive."

                "Ou como pode alguém entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens sem primeiro amarrá-lo? E então lhe saqueará a casa.'' Mateus 12:29

                 "Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra. Por isso diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa." Mateus 12:43-45

                 Após ler o capítulo 11, você verá por que os demônios puderam retornar a Chris quando ela foi à missa a tomou a comunhão. Além disso, ela não tinha o Espírito Santo habitando nela, porque ela não era uma cristã verdadeira. Não apenas ela não tinha o "homem forte" (o Espírito Santo) para manter os demônios do lado de fora, como também havia dado direito legal a eles para retornarem a ela, ao louvar um falso Jesus (a Eucaristia). Quão pior do que antes ela estava agora!

                Quão triste que os cristãos envolvidos na libertação não haviam seguido os princípios de Deus e: (1) não indagaram de Chris para saber exatamente qual era a sua posição com o Senhor; (2) não conversaram com Chris para descobrir que ela era uma católica praticante e que portanto, havia uma base legal em sua vida para que todos os demônios retornassem.

                Este é apenas um de muitos casos que tenho visto onde resultou um puro desastre quando os demônios foram expulsos de um não-cristão. Chris agora sumiu; no último contato que tive com ela falava em suicídio. Eu oro com frequência por sua salvação.

                Também tenho visto que quando você lida com demônios habitando cristãos você está em uma posição muito mais forte para ordenar-lhes que saiam porque eles agora são invasores em "terreno santo". Eles não têm direito de permanecer em um cristão a menos que a pessoa esteja engajada ativamente em pecado.

                Tenho visto que orgulho é o primeiro obstáculo para um crente admitir que demônios possam estar aflingindo-o ou habitando em si. Lembre-se, as Escrituras claramente afirmam que nós PODEMOS permitir que o templo de Deus, ou seja, nós, seja profanado e manchado. Se permitirmos tal profanação ou pecado em nossa vida, como podemos pensar que Deus nos protegeria da presença de demônios? Eu recomendo que o leitor receba com seriedade a exortação de Paulo em 1 Coríntios:

                "Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado." 1 Coríntios 3:16-17